domingo, 29 de setembro de 2013

ZÉPULTURA!

Pessoal, sei que realmente estou um pouco atrasado (preciso e vou melhorar isso), mas antes tarde do que nunca.
Não posso deixar de comentar essa edição do Rock in Rio 2013, mesmo não sendo a melhor de todas, mas pelo menos se aproximou um pouco em qualidade da edição 3 (2001), mas longe ainda das duas primeiras.
Bom, como metaleiro que sou, caio em grande suspeita se for elogiar os shows do Iron e do Metallica, mas não vou falar deles. Apesar de saber que ambos arrasaram, é redundância elogiar esses caras. Prefiro falar de dois eventos longe do palco Mundo. Eventos realizados no palco Sunset. Destaco primeiramente a sensacional homenagem ao Raul Seixas. Galera, esqueçam qualidade de som, efeitos visuais e foquem na participação da platéia. A emoção da massa ao cantar quase que em uníssono os clássicos daquele que realmente promoveu o rock no Brasil e as misturas de estilos, foi um momento único, maravilhoso.
Por falar em mistura, destaco um outro momento sensacional no mesmo palco Sunset, no último dia. Um improvável encontro se realizou causando o maior frisson em uma noite de metaleiros. Zé Ramalho e Sepultura! Minha mulher comentou comigo: "Nossa! Vão vaiar o Zé Ramalho!". Mas eu expliquei a ela que não! Zé Ramalho é muito respeitado pela galera do rock. E foi o que vimos. Um show maravilhoso, as pessoas cantando uma MPB METALIZADA, cerebral, inteligente, inclusive pedindo músicas do Zé!!! Quando o cara é bom, inteligente, que canta coisas que acrescentam algum valor a nossas vidas, o povo respeita! Não importa a vertente! Parabéns ao Sepultura, que mostrou mais uma vez sua qualidade e maturidade musical nessa parceria. Fiquei triste quando o show acabou, pois por mim duraria umas 4 horas.
Com isso, apesar de terem escolhido o show do Bruce Springsteen como o melhor do festival (o cara é bacana e não é bobo, afinal de contas abriu o show com Sociedade Alternativa do Raul), meus destaques são realmente a homenagem ao Raul e o mix Zá Ramalho e Sepultura. O Raul merecia esse tributo, pois injustamente não tocou no primeiro Rock in Rio e se foi antes das outras edições. E a mistura MPB Metal arrasou. Quando se mesclam qualidade, carisma, alto nível intelectual e inteligência, não tem vaia nem garrafa d´água na cabeça! Aprendeu, Carlinhos Brown? Dá-lhe Zé Pultura!!!!!

sábado, 3 de agosto de 2013

SOFRIMENTO - TIRANDO BOAS LIÇÕES

Ao longo de minha vida (e lá se vão 41 anos) me deparei com diversas pessoas que me contaram histórias de vida de sofrimento extremo. De todos os tipos.

Bom, sobre isso afirmo que, ao contrário do que se pensa, o sofrimento, quando sabemos tirar lições positivas dele, diga-se de passagem, não estilhaça mas sim edifica uma vida.
Se você sofreu muito, muito mesmo, em alguma fase de sua vida, mas daí você enxergou  a importância de ser generoso, honesto, carinhoso, atencioso, gentil e ético com seus irmãos, parabéns! Você aprendeu boas lições, as levou consigo e as aplicou. Essa é a idéia. Agora, se você sofreu horrores, mas hoje você resolve usar isso como desculpa e justificativa para seus desvios de caráter, pisando e desrespeitando pessoas... desculpe, mas seu sofrimento não significou nada! Você só aprendeu a sofrer para fazer outros sofrerem e isso é de uma pobreza de espírito sem igual. Aqueles que tiraram boas lições e as aplicaram, estão bem encaminhados na trajetória rumo a Glória de Deus. Agora, os outros, o resto.. bom, tem muita probabilidade de serem aproveitados na SOFRESA (Sofrimento Eterno SA), uma empresa comandada com mão de ferro pelo já derrotado Lúcifer.
Se liga, parceiro! Ainda dá tempo de mudar seu currículo espiritual.

Deus esteja com todos vocês!

REFORMA JÁ, PAPA FRANCISCO!

Bom... aqueles que me conhecem bem, sabem que não sou de muita afinidade com padres, pastores e papas. Mas, me parece, ME PARECE, que o Papa Francisco traz consigo um perfil diferenciado. Então, só me resta pedir a Deus que dê sabedoria a ele e, que o faça promover as reformas que há séculos merecem ocorrer na igreja que se diz uma continuação direta da Igreja Primitiva, que é a Igreja Católica Apostólica Romana.
Francisco, faça as reformas necessárias, mas não as contra reformas fúteis realizadas apenas para combater o Protestantismo surgido na Europa, o qual também foi uma deturpação da correta e verdadeira reforma idealizada por Martinho Lutero. Ele não queria divisões na igreja, mas sim resgatar a essência perdida nos tempos de Constantino.
Infelizmente conduziram as idéias de Martinho por outros caminhos e hoje temos esse caos de denominações evangélicas que até acabam brigando entre si.
Chega de placas de igrejas protestantes e evangélicas, chega de corrupção no Vaticano, chega de falsos profetas, chega de pedofilia paroquial, chega de dízimos que se transformam em jatos particulares, chega de falsos milagres, chega de cai cai, chega de idolatria e chega de guerra santa.
Por favor, sou contra qualquer idéia de unificação católica - protenstante/evangélica, pois isso é apocalíptico. Mas sou a favor de um convívio respeitoso entre as diferentes vertentes de pensamento cristão. Se todos adoram a um único Deus e um único salvador, que é Jesus, pra que brigar??? Respeitem-se pelo menos!!!!
E Sr. Papa... esse BO é seu também!!! Se sua reforma for bem sucedida, vai ajudar bastante.
Um grande abraço e que Deus abençôe a todos.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

JMJ 2013 - UMA JORNADA DE LIÇÕES

Bom, passada toda a emoção desse momento incrível vivido pelo Brasil, em especial pelo meu querido Rio de Janeiro, na JMJ 2013, chega a hora de fazermos algumas reflexões. O que aprendemos? O que ensinamos? Quem conhecemos? Nos deixamos conhecer? Tivemos bons hóspedes? Fomos bons anfitriões? São perguntas que agora temos que fazer e tentaremos responder nesse artigo.
Essa foi uma oportunidade única de aprendizado, no tocante a convivência, partilha, vontade, fé e irmandade. Aqueles que assim como eu e minha esposa acolheram irmãos de diversas nacionalidades (em nosso caso argentinos), puderam vivenciar essa experiência magnífica de grande valor espiritual agregado. Foi um aprendizado sem igual para nós. Pudemos sentir o quão fácil é ser um pouquinho generoso, carinhoso, deixar discussões bobas de lado, tratar um estrangeiro como se fosse da família. É tão fácil, mas que nosso dia a dia viciante e alucinante nos encobre a visão e abafa nossa sensibilidade, não nos permitindo dar vazão a toda essa sensação maravilhosa. Cabe a nós absorver essa lição e solidificar daqui para frente essa postura tão prazeirosa para nós e para nossos irmãos.
Por outro lado, ensinamos de maneira prática que, não é necessário luxo nem riqueza, nem mansões, nem bairros nobres para receber bem um irmão. O que importa é ter amor  e respeito no coração pelo próximo, mesmo sendo o próximo de lugares distantes.
Como disse antes, em nossa comunidade recebemos argentinos, e em nossa casa uma argentina chamada Yamila. Passamos menos de uma semana convivendo em família, porém foram dias abençoados, de paz, alegria, família unida como fazia tempo não se via. Nenhuma discussão, mas muitas demonstrações naturais e até improváveis de generosidade surgindo no decorrer desse período, tanto de minha parte quanto de minha esposa. Yamila, com seu jeito simples, responsável, correto de ser, permitiu que eu, minha esposa e minha filha sentíssemos no fundo de nossos corações a grandeza e o verdadeiro significado de ser família. É impressionante! Uma jovem veio da Argentina para catalizar esse sentimento puro de família, como se pegasse as mãos de nós três e as unisse. Só faltou dizer "sejam sempre assim, essa é sua força". Agradecemos a Deus por nos ter enviado Yamila! E te agradecemos, Yami, pelo elo sagrado de ligação que você representou para nossas vidas.
Por outro lado, buscamos ao máximo mostrar a Yami e aos outros irmãos argentinos nosso jeito de ser. Fizemos o nosso melhor, ainda que depois de tudo, tenhamos a impressão de que poderíamos ter feito mais. Talvez sim, não sei ao certo. Pode até não ter sido o suficiente, mas fizemos de coração. Tentamos mostrar nossas maneiras, nossos hábitos, nossa descontração, enfim, tudo o que foi possível compartilhar em apenas uma semana. Queria até aproveitar e revelar uma coisa: minha esposa pediu para ver a lista com os nomes dos peregrinos da Argentina antes deles chegarem, para escolher alguém para nossa casa. Antes de escolher, ela fez uma oração a Deus para que Ele guiasse sua escolha. E como um anjo, veio Yami!!! Por isso nos esforçamos ao máximo para retribuir essa dádiva divina.
Todas as famílias que acolheram os peregrinos, se fizerem uma análise bem detalhada dessa vivência, com certeza chegarão a mesma conclusão que nós. Com certeza vivenciaram momentos abençoados nesse convívio. Deus colocou cada um em cada casa, também como anjos, com um propósito, de acordo com a realidade de cada família, para proporcionar a transformação certa, na medida certa. Essa foi uma das maiores lições dessa JMJ 2013. E aos peregrinos deixo um recado: lembrem-se sempre de toda a acolhida que tiveram em nossa terra. E não é para retribuir a nós um dia. Não! Nós agora vocês já conhecem. A grande retribuição deve ser dada a outros estrangeiros, em outras jornadas, outras peregrinações. Essa é a verdadeira corrente do bem que não deve ter fim.
Mas... como tudo o que é bom dura pouco... passou. Yamila se foi. Os outros irmãos argentinos se foram. Se foram para a JMJ no meu Rio de Janeiro. Eles e milhares de irmãos de outras nacionalidades.
Quero também destacar a força, a vontade, a incansável e interminável dedicação de nossos irmãos voluntários da comunidade do Jardim Álamo. Acompanharam cada momento dos peregrinos conosco. Organizaram e coordenaram sua passagem por nossa comunidade, sem esmorecer em momento algum. Vocês são verdadeiros guerreiros da fé!
Que fiquem essas lições dessa JMJ 2013. Que façamos valer a pena todo esse esforço e também toda essa saudade que nos acompanha agora. Mas é uma sensação boa de dever cumprido. Agora, voltemos nós e nossos "hermanos" para nossas casas, nossas rotinas, nossas vidas, mas aplicando  e praticando tudo o que aprendemos nesses maravilhosos e inesquecíveis dias. Nossos antigos e novos problemas continuarão aparecendo? Sim, é claro! A vida é assim. Mas hoje sabemos que podemos fazer diferente quando eles quiserem tomar conta de nossos corações. Provamos isso! E somente agindo assim é que poderemos ter a certeza que valeu a pena. Quero aproveitar e dizer para minha esposa: Rê te amo muito! Obrigado por existir em minha vida. Anna Júlia, minha querida filha, meu bem mais precioso, te amo muito. Eis minha família, pela qual agradeço a Deus todos os dias. E que Deus nos abençoe, nos guie e nos guarde para sempre, amém!

domingo, 19 de maio de 2013

A VIOLÊNCIA URBANA



(Texto escrito por mim há 20 anos, porém lamentavelmente atual)

Nos últimos tempos, nós que vivemos nas grandes cidades, estamos cercados por um grande mal. Um mal que nos persegue e nos espreita por cada rua, cada esquina, cada casa, cada condução, como se fosse uma serpente pronta para dar o bote em sua presa. Um mal chamado violência, que nos deixa preocupados ao sairmos de casa, pois não sabemos sequer se conseguiremos retornar para a segurança do lar (o qual também já não é mais tão seguro assim) e que nessas circunstâncias torna-se a prisão do justo, que sofre com a doença chamada medo.

Se pararmos para analisar a situação, veremos que as causas de tal calamidade são várias, mas mesmo assim ainda fica difícil entender o por quê de tal índice de violência. Podemos observar pelo ponto de vista da marginalização dos moradores de favelas, pelo preconceito racial, pela discriminação social, pela terrível crise atual do país e do alto custo de vida (hoje confesso que esse último aspecto até que melhorou um pouco), mas não podemos deixar de examinar um ponto muito importante: a má índole de algumas pessoas, que as levam a procurar um caminho mais fácil e menos árduo de sobreviver diante de tantas injustiças. Por isso crescem os roubos, os assaltos, os sequestros, o tráfico de drogas (muito lucrativo por sinal) e até mesmo a indústria do extermínio (hoje temos também as milícias cada vez mais fortes). Tudo é motivo para buscar o caminho do crime nessa selva de pedra em que vivemos. Todos estão sujeitos a revolta, pois a situação está difícil, mas mesmo assim, muitas atitudes não são justificáveis.

As vezes uma boa educação resolve mas, para isso, é preciso conscientização, uma verdadeira campanha anti-crime, sólida, com a participação de todos os setores e níveis da sociedade, não só com conflitos ou passeatas, mas com ações sociais. Lembrando sempre que o exemplo tem e deve vir de cima, dos "poderosos".

A má índole de algumas pessoas realmente existe e precisa ser combatida a qualquer custo, mas se tivermos força de vontade para lutar contra as injustiças sociais de nosso país, poderemos vencê-la (a má índole), evitando que ela tome conta e domine os pobres infelizes que, por desespero, se deixam conduzir por seus caminhos obscuros.

NADA MAIS DO QUE A VERDADE!

Olá! Este blog tem por objetivo mostrar a verdade dos fatos de nosso cotidiano, que muitas vezes por motivos diversos acabamos por esconder ou guardar em nossos corações. Guardar faz mal, dá agonia e por isso precisamos por para fora nossas angústias. A Verdade Prevalece está aqui para isso, para compartilharmos todas as situações, críticas ou simples, não importa, mas falarmos essas verdades, sejam políticas, pessoais, profissionais, sociais, etc.
A VERDADE PREVALECE, SEMPRE!!!!