
Meus caros camaradas, confesso que me dei aí mais de um mês de férias das postagens, até porque não aguentava mais ser repetitivo nas coisas que acontecem aqui no Brasil.
Mas vamos lá, tratar de 3 assuntos críticos no cenário nacional.
Na última semana tivemos aí o pedido de impeachment aceito por Eduardo Cunha, após semanas de barganha entre governo e oposição. E ele aceitou por conta do clamor do Brasil, das necessidades do país? Claro que não! Depois que o PT formalizou que não vai apoiá-lo na comissão que vai julgar se o mesmo deve ou não perder o mandato, quase que imediatamente oficializou a aceitação do pedido de impeachment de Dilma, numa clara demonstração que o Brasil só funciona para a disputa de interesses próprios dos congressistas e governistas.
E toda essa barganha por quê? Ora, já é sabido de todos nós que Eduardo Cunha teve grande exposição por conta do dinheiro descoberto na Suíça, objeto de corrupção, em contas que lhe dizem respeito e, após ser arguído sobre o tema, negou que as contas pudessem ser suas. Isso fez com que ficasse em uma situação delicada, pois os parlamentares o acusaram de mentir na comissão que fez a avaliação do ocorrido, fato esse que, além de afastá-lo da presidência da Câmara, pode culminar com a perda de seu mandato de Deputado Federal. E não vamos livrar a cara da oposição, pois eles também barganharam com Cunha para que o pedido de impeachment fosse aceito, em troca do apoio para que o mesmo não seja punido pelo dinheiro desviado.Outro fato muito crítico e triste, foi o rompimento da barragem de rejeitos de minério da mineradora Samarco, que causou grande estrago, através de um verdadeiro tsunami de lama contaminada, as cidades de Mariana e Bento Rodrigues, ambas em MG. Muitas famílias perderam entes queridos, sua história e seus bens. Tudo por conta da irresponsabilidade da empresa, que tem ligação com a Vale do Rio Doce, a qual por conta de sua participação no contexto político, teve favorecimentos para seu funcionamento, com vistas grossas das entidades fiscalizadoras e hoje está aí essa tragédia.
As multas estabelecidas a mineradora, chegam até o momento a R$250.000.000,00, mas isso não é nada perto dos danos causados. A justiça pode e deve enquadrar a empresa Samarco em todos os aspectos criminosos que lhe couberem, pois com certeza os valores a serem ressarcidos ultrapassarão a casa dos bilhões. Isso sem falar no dano ambiental crítico causado a rios, localidades e já chegando ao mar.
E pra finalizar, pessoal, quero comparar esse ocorrido em MG, ao que é o Brasil hoje: UM MAR DE LAMA! Corrupção, falta de ética, desprezo pelo povo e pelas prioridades do país.
O Brasil hoje está há um ano parado, apenas discutindo quem sai ou quem fica. Quem apóia quem. E isso compromete as discussões pelo que realmente interessa. O que será feito para reequilibrar a economia? O que fazer para o país sair da crise?
O Brasil hoje, independente de quem fica ou quem sai,precisa de uma resposta. E essa resposta tem que ser rápida. Nesta semana que se inicia, tomarão a decisão se darão andamento a discussão do impeachment ainda esse ano. Tomara que sim. Do contrário, podem escrever, como sabiamente disse o jornalista Ricardo Boechat semana passada: "além de termos perdido 2015, perdemos também 2016". E minha previsão otimista, de que no 2º semestre de 2016, o mercado brasileiro teria um reaquecimento, vai pro vinagre dessa forma.
Um grande abraço, meus caros camaradas e até a próxima, se Deus quiser!