sábado, 7 de janeiro de 2017

DESCONFIANÇA





















Olá, meus caros camaradas.

Vamos começar esse ano de 2017, tratando de um tema muito conhecido de todos nós: A DESCONFIANÇA.

Meus amigos, quantas vezes nós deixamos passar diversas oportunidades, ou deixamos de fazer ou adquirir algo, pelo simples fato de não ouvirmos? Pois é... isso é muito mais comum do que imaginamos.

Depois de muito aprendizado, muitas vezes doloroso, quero aproveitar e compartilhar umas dicas com vocês:

1) Sempre que um amigo surgir e te oferecer uma oportunidade, ou te apresentar alguma sugestão ou idéia, do que quer que seja, pelo menos escute atentamente. Mostre respeito, consideração e seja um bom ouvinte, pois aquele amigo pode estar trazendo a oportunidade de sua vida! Outra coisa, se é seu amigo, por que não ouvir? Um amigo verdadeiro jamais vai tentar colocar você em uma situação difícil, muito pelo contrário!

2) Se por acaso, uma pessoa desconhecida, ou de pouco contato com você, te parar e falar algo inusitado, que também seja uma novidade, oportunidade, proposta, etc, é claro que você não vai abraçar aquilo imediatamente como uma verdade absoluta. Apenas escute. O simples fato de escutar não representará mal nenhum. E quem sabe, este encontro inusitado trará também uma agradável novidade?

Pessoal, durante muito tempo, tratei com certo desprezo e arrogância algumas pessoas, inclusive amigos, que simplesmente me apresentavam desde opiniões até oportunidades e produtos. Pois bem, em junho de 2016, agi de forma parecida com um grande amigo. Na verdade fui até respeitoso, mas não dei atenção a oportunidade que ele me apresentou na época. Mas, na condição de grande amigo que é, ele não desistiu de mim, até que finalmente percebi que era exatamente o que precisava para minha vida. Por conta disso, hoje creio, pela fé, que o ano de 2017 vai ser bem melhor para mim do que foi 2016. Tudo isso pela perseverança de um amigo!

Sei que hoje, no mundo em que vivemos, tão cheio de dissabores, a desconfiança impera, até como uma forma de defesa, mas que na maioria das vezes nos cega. E essa é mais uma das armadilhas do maligno! Ele tanto cria situações para nos prejudicar, como também nos cega pela desconfiança, nos impedindo de pelo menos conhecer algo novo e bom para nós. Assim ele tira nossa visão, nossa motivação, nossa capacidade de raciocinar e enxergar boas oportunidades.

Por outro lado, Deus está sempre tentando nos mostrar o melhor caminho, muitas vezes de forma óbvia, outras de forma inusitada. Por isso, devemos estar sempre antenados com Ele, atentos a Seus sinais. Lembrem: "Vigiai e orai". Um exemplo clássico temos na Bíblia, quando João Batista viu a Jesus e falou a seus discípulos que agora era a Ele que deveriam seguir. Os discípulos de João foram, mas alguns ficaram como? Desconfiados! Perguntavam o que ele tinha para oferecer, se era seguro segui-lo, se ele era realmente o messias. Jesus simplesmente disse: "Vinde e vede". Ou seja, tenham fé! Ora, João Batista já não havia falado Dele? Já não havia dado todo o direcionamento? Logo, se Ele chegou, por que exitar em acompanhar Jesus? João não teve dúvidas em apontar Jesus aos discípulos e afirmar que ele era o messias. E com certeza, João não queria o mal para aqueles que o acompanhavam já há algum tempo.

Meus amigos, a mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. Ela cresce, desenvolve! Por isso, pelo menos escutem! As vezes, a felicidade bate a sua porta, enquanto você está distraído no quintal, procurando o trevo de quatro folhas.

Grande abraço e fiquem com Deus!