quarta-feira, 8 de agosto de 2018

ROCK BRASIL: 10 MÚSICAS QUE MERECIAM TER FEITO SUCESSO, MAIS NÃO FIZERAM

Olá, meus caros camaradas!

Bom, continuando aí nossa saga musical, dessa vez vamos falar de coisa boa!

Sabe aquelas músicas que você curte no CD de seu artista ou banda preferidos, mas que não tocaram, ou quase não tocaram nas rádios? Pois bem, nós fomos buscar bem no fundo do baú do rock brasileiro, algumas pérolas (mas agora pérolas mesmo, sem ironia!), que entendemos terem sido injustiçadas pela mídia e, dessa forma, vamos tentar resgatar a dignidade dessas boas obras, dando-lhes a devida visibilidade.

Começando nossa jornada!


Galera, essa banda eu curtia muito! Eles nos trouxeram sucessos do tipo Lágrimas de Crocodilo, Pop Star e Romance em Alto Mar. Mas essa canção ficou meio esquecida, talvez até pelo sucesso estrondoso que foi o SOS Miquinhos e Matinê no Rian (tema da novela O Sexo dos Anjos - Rede Globo, horário das 18:00h), as quais faziam parte do mesmo álbum.
A música conta, com muito bom humor, uma aventura bem estranha, onde uma pessoa se perde em um passeio, há uma ameaça de temporal e enfim avista um castelo "assustador". Daí... ah, ouve a música vai! Vale a pena!
Pra quem conhece, lembra um pouco o enredo do filme The Rock Horror Picture Show, de 1975. O maior barato essa música!



Rapaz! Esse era um som bem porrada! Enquanto as rádios tocavam Fátima, Música Urbana, Leve Desespero entre outras, do álbum de estreia do Capital Inicial, essa ficou um pouco pra trás, talvez por causa do apelo crítico a instituição PM. Como na época nossa democracia era bem recente (1986), com certeza sofreu resquícios da censura, que acabou segurando sua execução nas rádios. Mas estamos aqui apresentando ela para vocês, pois era um rockão daqueles! 



Enquanto o primeiro disco dos Paralamas do Sucesso bombava com Vital e Sua Moto e Cinema Mudo, uma música, de pegada mais leve e bem poética, ficava para trás. O Que Eu Não Disse é um clássico da veia romântica do rock nacional, que nos trás trechos magníficos como "Eu me rendo ao perigo, de tua doce invasão". Poesia pura!




Nessa época, os Titãs ainda eram bem "paz e amor", com canções bem suaves, cenário que mudou no ano seguinte ao lançamento deste álbum, com vigoroso Cabeça Dinossauro. Mas voltando ao álbum em questão (Televisão - 1985), essa canção (Tudo Vai Passar), com certeza foi engolida pelo mega sucesso alcançado por Televisão (canção homônima ao disco) e Insensível. Inclusive quero ressaltar que, nosso 7º lugar, tem uma certa similaridade com a doce Insensível. Um pop rock suave, letra leve,  a cara daquela época!



Essa vem do grande e polêmico Lobão! Em seu terceiro álbum (com direito a sua esposa nua na capa), que nos presenteou com clássicos do tipo Revanche e Noite e Dia, havia essa canção que ficou meio esquecida pela mídia da época. Com uma pegada forte, similar a visceral Canos Silenciosos, também sucesso do mesmo álbum, Baby Lonest nos presenteia com frases do tipo "De Telerj em Telerj, O amor te deixa, O amor te deixa em cacos". Em resumo: foi muito mal aproveitada!!!!  



Uma verdadeira "porrada" fonográfica dessa banda fantástica, destruidora chamada Barão Vermelho! Enquanto as rádios bombavam Pense e Dance, esse mega rock foi deixado de lado. Muito bem feito, brutal na imposição do recado dado, porém pregando o equilíbrio tipo "Eu não vou me destruir, Mas também não deixo de me divertir", teve inclusive a participação dos Titãs em um especial para TV, em 1988, mesmo ano do lançamento do álbum Carnaval. Merecia pelo menos umas 2 semanas entre as 10 mais na época! 



Cara, muito show essa música! O Ultraje, após explodir o rock nacional com seu 1º LP (Nós Vamos Invadir Sua Praia, de 1985), foi com tudo para seu 2º álbum, onde emplacou Sexo!, Pelado, Terceiro e outros. Mas essa música (A Festa), meio que foi deixada de escanteio. Uma melodia bem leve, bem humorada, estilo adolescente (característica da banda), ideal para os momentos de música lenta nos famosos Hifi's da época. Fora que contava com um bom e inesperado solo de guitarra! Tenho algumas informações que a mesma foi escassamente executada em algumas rádios, porém eu mesmo, que era viciado em ouvir rádio na época, nunca ouvi. Logo, tento aqui pelo menos minimizar essa injustiça.



Enfim o pódio! E olha, com tanta música boa, foi muito difícil montar e ordenar essa lista. Bom, abrindo então nosso pódio, essa maravilha dos Engenheiros do Hawaii. Em seu 2º álbum, nossos engenheiros emplacaram logo um clássico do BRock: Infinita Haghway! Além desse fenômeno, tivemos também muito tocadas A Revolta dos Dândis e Terra de Gigantes. Mas (sempre o "mas"!), havia uma canção muito interessante chamada Filmes de Guerra, Canções de Amor que... sobrou! Começava de modo sombrio, tudo indicando que entraríamos em mais um momento introspectivo de Humberto Gessinger. Só que, de repente, surgia uma batida envolvente, com um estilo bem dinâmico, cantada em duas vozes (o baterista Carlos Maltz dividiu os vocais com Humberto). Óbvio que continha os famosos chavões característicos dos Engenheiros ("Os dias parecem séculos, E se parecem uns com os outros, Como enfermeiras em filmes de guerra, E violinos nas canções de amor"), mas apresentava um padrão que lembrava Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, parecendo um diálogo, com as duas vozes se complementando em afirmações. Pra completar, terminava de forma surpreendente EM RITMO DE SAMBA! Fora que era visionária, como podemos ver nesse trecho "Nas fotos um sorriso idiota" (selfies?). Medalha de bronze muito bem entregue!  



Um clássico! Um clássico não reconhecido, que deveria ter ficado em 1º lugar por semanas! Mas, só quem vasculha e tem bom gosto para enxergar e entender o tanto de valor agregado que essa canção possui.
Nesse álbum, Legião Urbana se consolidou no cenário do BRock, emplacando o hino Tempo Perdido, Eduardo e Mônica (obrigatória para quem aprendia ou já tocava violão na época), Quase Sem Querer, Índios e outros. Nessas circunstâncias, até dá para entender porque Fábrica ficou meio escondida nas entranhas dessa obra de arte que foi Legião Urbana Dois.
Mas... na verdade, creio ter sido mais um hit em potencial "discretamente" tesourado, por conta do apelo político e social. Afinal, quem estava preparado para ouvir "Deve haver algum lugar, onde o mais forte não consegue escravizar, quem não tem chance", dentre outras frases mais "pesadas". A censura, apesar do recente restabelecimento da democracia e liberdade de expressão no Brasil, ainda "assombrava" alguns artistas, limitando a exposição de sua genialidade.
Medalha de prata com méritos! 



Eis aqui nossa grande campeã! E trazendo de volta o Ultraje a Rigor! A música Jesse Go, com certeza deu muito, muito azar, pois fez parte do mega, bombástico, clássico fonográfico chamado Nós Vamos Invadir Sua Praia, álbum de estreia do Ultraje, de 1985. Em um disco repleto de hits, onde fica até difícil escolher exemplos (podemos citar a canção que dá nome ao álbum e Rebelde Sem Causa), Jesse Go ficou esquecida. Mas é uma música muito legal! Pra quem curte Beatles, com certeza vai identificar uma certa similaridade sonora, pois tem backing vocals bem ie ie ie, fora o ritmo contagiante e delicioso do rock dos anos 60. Bem humorada, simples, de fácil aceitação e entendimento, tem nas entrelinhas uma conotação bem crítica sobre os "eleitos da mídia", onde relata o nascimento, crescimento e queda de um suposto "mito" (me lembra alguém dos dias de hoje...). "Se babava quando ouvia o seu grito, Pensou na ideia de tornar-se um mito", são trechos desse clássico, que finaliza dizendo "Se atrapalhou com a própria glória E sumiu da nossa memória". Mas ela não sumiu da memória de quem aprecia o bom e velho BRock! De modo a fazer justiça, por sua qualidade  e pelo fato de ainda se manter atual devido a mensagem passada, mesmo depois de mais de 30 anos após seu lançamento, concedemos com muita honra e satisfação, a MEDALHA DE OURO PARA JESSE GO, do Ultraje a Rigor!

Que maravilha, pessoal! Que gratificante quando falamos de boa música!
Se vocês gostou da lista, ou então gostaria de ver outras músicas no lugar de algumas que apresentamos, deixe um comentário com sua opinião. É mais uma caso de lista de "10 mais", que deixou muito material para realizarmos outras listas! E quem sabe não vem uma parte 2? Contamos com seu apoio para tal.

Em breve nosso canal no YouTube (A Verdade Prevalece), vai apresentar um vídeo com esse mesmo conteúdo. Não deixe de acompanhar!

Grande abraço!!!!