Finalmente saiu a lista do Janot! A tão esperada, porém com nomes cuja presença já era lamentavelmente previsível. E digo lamentavelmente, pois lá estão ex-ministros, ex-presidente, ex-governadores, vice-governador, deputados, senadores e os atuais presidentes do senado e congresso nacional e câmara dos deputados. Veja a lista completa dos que serão investigados:
Vice-governador
João Leão (PP-BA) – vice-governador da Bahia
Senadores
Renan Calheiros (PMDB-AL) – presidente do Senado e do Congresso Nacional
Antonio Anastasia (PSDB-MG)
Benedito de Lira (PP-AL)
Ciro Nogueira (PP-PI) – senador pelo Piauí e presidente nacional do PP
Edison Lobão (PMDB-MA) – senador pelo Maranhão e ex-ministro de Minas e Energia
Fernando Collor (PTB-AL) – senador por Alagoas e ex-presidente da República
Gladison Cameli (PP-AC)
Gleisi Hoffmann (PT-PR) – senadora pelo Paraná e ex-ministra da Casa Civil
Humberto Costa (PT-PE) – senador por Pernambuco e ex-ministro da Saúde
Lindberg Farias (PT-RJ) – senador pelo Rio de Janeiro e ex-candidato ao governo do Estado
Romero Jucá (PMDB-RR) – senador por Roraima e ex-líder do governo no Senado
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Deputados
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – presidente da Câmara e ex-líder do PMDB na Câmara
Afonso Hamm (PP-RS)
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Aníbal Gomes (PMDB-CE)
Arthur Lira (PP-AL)
Dilceu Sperafico (PP-PR)
Eduardo da Fonte (PP-PE)
Jerônimo Goergen (PP-RS)
José Mentor (PT-SP)
José Otávio Germano (PP-RS)
Lázaro Botelho (PP-TO)
Luís Carlos Heinze (PP-RS)
Luiz Fernando Faria (PP-MG)
Missionário José Olimpio (PP-SP)
Nelson Meurer (PP-PR)
Renato Molling (PP-RS)
Roberto Balestra (PP-GO)
Roberto Britto (PP-BA)
Sandes Júnior (PP-GO)
Simão Sessim (PP-RJ)
Vander Loubet (PT-MS)
Waldir Maranhão PP-MA)
Políticos sem mandato
Mário Negromonte (PP-BA) – ex-ministro das Cidades, atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia
Roseana Sarney (PMDB-MA) – ex-governadora do Maranhão e ex-senadora
Aline Corrêa (PP-SP)
Carlos Magno (PP-RO)
Cândido Vaccareza (PT-SP)
João Pizzolatti – (PP-SC)
José Linhares (PP-CE)
Luiz Argôlo (ex-PP, atual SD-BA)
Pedro Corrêa (PP-PE)
Pedro Henry (PP-MT)
Roberto Teixeira (PP-PE)
Vilson Covatti (PP-RS)
Outros
Fernado Antonio Falcão Soares (Fernando Baiano) - lobista
João Vaccari Neto - tesoureiro do PT
E o que isso tem de lamentável? O óbvio! Nessa lista vemos como são desprezados, jogados na lama e desrespeitados nossos sonhos, nossos desejos e anseios por um país melhor, representados na figura de nosso voto.
Muitos vão dizer: "Bem feito! O povo é burro! Não sabe votar!" Mas meus amigos, o que é saber votar nesse país? Elegemos por um bom tempo, pós ditadura, governos classificados como direita ou com participações no famigerado regime militar, com a inclusão de um ou outro esquerdista. "Tomamos na cabeça!" Fracasso em políticas sociais, segurança pública, saúde e educação, além de diversos escândalos de corrupção, os quais só não tiveram a repercussão de hoje, porque atualmente o poder da mídia e a velocidade da informação são infinitamente maiores que naquela época. Mas até que alguma coisa boa veio, na figura do real, mas fora isso, não enxergo nada de significativo.
Dessa forma, convencidos da necessidade de mudança, partimos para a oposição, que era a esquerda, e que até hoje está no poder. Os resultados não podemos dizer que foram ruins inicialmente. Atingimos bons patamares na economia, boa política externa, porém ainda devendo em pontos básicos como saúde, educação e segurança pública.
Mas a partir de um certo período, parece que a "casa caiu"! Foi uma sequência de casos de corrupção, que inclusive mancharam severamente o nome do maior orgulho nacional: a PETROBRÁS. Daí foram CPI´s, investigações, até chegarmos na atual "Lava Jato", que parece sim ter alto grau de credibilidade.
Bom, voltando a lista do Janot e aos nomes que lá estão, e ao desrespeito a nossa eterna esperança por mudanças, confesso que me sinto um "BABACA"! Desculpem a contundência da palavra, mas é isso aí. Você tenta tantos anos a direita, não dá certo e muda para a esquerda, e vê que ainda acontecem as mesmas coisas de antes. Ok, podemos pensar em mudar novamente, mas ao olhar a lista do Janot, você vê as duas vertentes lá representadas (situação e oposição), não importando a proporção. E mais, os dois líderes do poder legislativo "cravados" nessa lista. Os líderes de centenas de pessoas, nas quais depositamos nossos sonhos de mudanças e melhorias, e que estas mesmas centenas de pessoas os elegeram como seus líderes. Mas uma vez situação e oposição como atores principais de um crime contra a moral e a ética, nos ferindo diretamente. Com isso, vemos nossas esperanças ruírem.
Para onde vamos agora? Em quem votar? Em quem acreditar? Logo, tomei uma decisão! Resolvi momentaneamente me alienar e abraçar uma utopia, no vídeo que coloco abaixo. É uma música da Xuxa, chamada "Boas Notícias". Sei que vão dizer "Xuxa? Mas que babaquice!" Ora, não somos todos "babacas"? Não é nisso que o estado brasileiro está nos transformando, cuspindo em nossos votos com toda essa bandalheira? Não é em uma "babaquice" que está se tornando nossa ida as urnas em todas as eleições? Então sejamos "babacas" assumidos e viva a nossa "babaquice".
"De hoje em diante, só quero boas notícias..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário