Olá meus caros camaradas. E estamos aí, continuando em nossa eterna era de incertezas. Desde sexta, 18/03/2016, o Ministro do STF Gilmar Mendes, "barrou" a posse de Lula, após a queda de duas liminares anteriores que pediam a mesma coisa. Agora cabe recurso dos advogados de Lula e a decisão ficará provavelmente para o fim do mês de março. E até lá? Bom, vamos vivendo aquilo que já sabemos bem: INOPERÂNCIA TOTAL DA CLASSE POLÍTICA!
Mais uma vez, para aqueles que relacionam o mercado a crise política, seguem as cotações de 18/03/2016:
BOVESPA: fechou em -0,19%.
DÓLAR: queda de 1,64%
Mas não é esse o ponto que quero frisar. O que realmente me preocupa, é o quanto estamos sendo enganados por todas as partes. Seja pelos governistas, seja pela oposição. O que me preocupa, é o quanto estamos nos degladiando, enquanto a classe política está em guerra única e exclusiva por seus interesses próprios e pelo poder.
O povo está indo para as ruas, mas hoje, ao contrário do que afirmei e comemorei em relação a manifestação de 13/03/2016, esta pró impeachment, não sei se posso chamar esse movimento de realmente democrático.
Em 13/03, eu lembro que fui as redes sociais pedir fotos de pessoas de classes menos favorecidas, para que aquele movimento fosse realmente legitimado como democrático. Infelizmente, até hoje, em relação aquele dia, só vi a foto de um homem puxando um carrinho com sua família sobre ele. De resto, vi de sobra camarote na Paulista, muita champagne, balada ao ar livre, enfim, um verdadeiro desfile da casse média alta.
Por outro lado, no dia 18/03/2016, na manifestação pró governo, vi exatamente o contrário. As classes menos favorecidas em peso, com apoio financeiro e disponibilização de transporte e lanche, participaram do movimento na mesma Avenida Paulista.
Sendo bem sincero, declaro que, em minha opinião, nenhum dos dois movimentos foi democrático! O espaço utilizado (Avenida Paulista), esse sim foi democrático, mas os movimentos não. O que eu vi, foi a clara divisão de um país, entre classes distintas, clamando por situações completamente diferentes.
E isso me preocupa, pois vejo o Brasil lutando contra o próprio Brasil. E é isso que nossos políticos mal intencionados, que infelizmente somos nós mesmos que os colocamos no poder, querem. Deixar o povo perdido e confuso, brigando entre si. Em outros países, com populações mais inflamadas, isso poderia deflagrar uma verdadeira guerra civil. Mas que bom que o Brasil não tem essa característica, nem esses registros em seu histórico recente.
O maior alento que vejo, é quando alguns políticos da oposição que aparecem nesses moivmentos, são imediatamente rechaçados pela população. Isso traz uma atenuante. Mas ainda assim, temos que ficar atentos ao que podem estar preparando nos bastidores.
Vejam que a justiça anda a passos rápidos quando há interesses políticos em jogo. Não deveria ser assim sempre? Porque a Samarco, aquela cuja barragem se rompeu em MG, que além de levar várias vidas, destruiu um vilarejo e toda a história de seus habitantes, não foi exemplarmente punida? Por que não colocaram todos os responsáveis na cadeia e tomaram os bens necessários para se fazer cumprir as determinações legais de indenização? Por que a justiça anda a passos de tartaruga para avaliar as denúncias claras e comprovadas de corrupção em relação a membros da oposição? Por que as delações premiadas que envolvem políticos pró impeachment estão meio que na "moita"? É isso que me pergunto e percebo que milhares de brasileiros já começam a se perguntar também.
Agora vemos o Congresso correr com sessões para acelerar o impeachment, mas por que não correm para votar o ajuste fiscal e os demais temas de maior interesse para a sociedade, voltados para saúde, educação e segurança pública?
A oposição disse na maior cara de pau que vai cruzar os braços e não vai votar mais nada até fechar o processo de impeachment. Meu Deus, isso sim é um crime contra a nação! Deixem os processos tramitar na Justiça. Deixem a PF fazer suas investigações. Enquanto isso, meus caros deputados e senadores, TRABALHEM! Façam aquilo que nós esperávamos quando votamos nos senhores. Lutem realmente por nosso país, simplesmente trabalhando. Não briguem apenas pelo poder!
Do outro lado, o governo, para se manter no poder, também nada faz além de se precaver, se defender e as vezes armar contra-ataques insanos. Vejam que o Ministro da Justiça, nas entrelinhas, já ameaçou derrubar toda a equipe da PF, incluindo o Juiz Sérgio Moro, em caso de suspeita de vazamento de grampo, informações, etc. A Operação Lava Jato, que ainda creio ser nosso maior patrimônio hoje, começa a sofrer ameaças por conta de arbitrariedades de ambas as partes. Espero que o Juiz Moro não seja tendencioso em suas decisões, nem se deixe levar pela sedução de poder futuro. Seu trabalho vinha sendo muito bem feito, mas sua exposição em certos aspectos começa a ser negativa.
Por conta de tudo isso, essa operação corre o risco de se desmoralizar e perder força, nos tirando a oportunidade de fazer uma boa limpa em TODOS os partidos políticos.
E assim continuamos nas incertezas, com o país parado. Gravem uma coisa: o Brasil precisa voltar a crescer, mas para isso, precisa dar uma resposta ao mercado. O mercado pode ter suas preferências em relação a quem ficará no poder no Brasil, mas acima disso, o mercado precisa tão somente de uma resposta! O mercado precisa saber "qual vai ser a do Brasil"! Enquanto isso não acontecer, a crise vai permanecer. Trabalhem senhores, simplesmente trabalhem!
Meus caros camaradas, o povo tem que ir junto para as ruas, todas as classes de mãos dadas, pedir justiça e cadeia para os corruptos de TODOS os partidos políticos. Isso sim será um movimento 100% democrático. É nisso que eu acredito!
Precisamos ter muito cuidado com as armadilhas que podem estar se formando. O PMDB é oportunista e "cobra criada", "macaco velho" em fazer armações para ficar numa boa em todos os governos. E o PSDB está aí faminto para recuperar a frente da nação. O PT infelizmente decepcionou e creio que necessite realmente de um "descanso" para refletir e tentar voltar as suas origens democráticas. Mas que tudo seja feito 100% dentro da legalidade, de maneira constitucional, refletindo realmente o desejo de TODA a nação.
Grande abraço, meus caros camaradas e até a próxima, se Deus quiser.
Gostei do poste, parabéns !
ResponderExcluirSeguindo seu site pode retribuir ?
http://blogdopetersoncarvalho.blogspot.com.br/p/problemas-de-casais.html