sábado, 5 de março de 2016

XI... CHEGARAM NO LULA!




















Lula... o negócio tá feio e teu nome tá no meio!

Pois é, meus caros camaradas, eu disse há pouco tempo que não ia voltar a falar de política até que acontecesse algo de muito relevante no cenário nacional, pois entendia que sempre falava mais do mesmo. Mas não é que aconteceu? A Polícia Federal, na 24ª fase da Operação Lava Jato, levou para depoimento, sob condução coercitiva (quando o investigado é obrigado a depor), ninguém menos que o Lula, a grande liderança do PT.
Isso ocorreu na sexta-feira, 04/3/2016, já nas primeiras horas do dia.
Lula foi levado para depor em uma base da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo. Seu depoimento durou mais de 3 horas e foi suficiente para causar uma grande movimentação na capital paulista.
Já pela manhã, em frente a sua casa, enfrentavam-se, com agressão física inclusive, militantes do PT e manifestantes contra o governo. Diversos pontos de manifestação foram verificados ao longo do dia na capital paulista, novamente com alguns confrontos.
Após depor, Lula foi direto para o diretório do PT, onde discursou de forma inflamada, condenando a condição em que foi conduzido a depor e a noite, participou de um evento na quadra do Sindicato dos Bancários, onde estava a militância do PT em peso para recebê-lo.

Bom, destaco alguns pontos de atenção nesses fatos:

A operação Lava Jato, que hoje é sem dúvida um patrimônio brasileiro, pois está investigando e clareando de forma excepcional diversos escândalos de corrupção e chegando a figurões da política e de empreiteiras, chegou no seu ápice - Lula. Mas um detalhe é muito importante. Apesar de podermos considerar um grande passo o fato de terem alcançado Lula, o que era considerado quase impossível, devem agora trabalhar com muita cautela e atenção. Se a PF não conseguir sustentar evidências concretas contra Lula, o tiro pode sair pela culatra. Assim sendo, Lula sairá muito fortalecido e aí, nós já o conhecemos bem. Tem o poder da palavra e do convencimento e não se calará nem desistirá até 2018!

A questão dos confrontos que ocorreram ao longo do dia, isso eu vejo como muito preocupante. Camaradas, ir as ruas demonstrar seus desejos, anseios, indignação, apoio, etc, é de direito e é lícito. Independente se contra ou a favor do governo. Façam as manifestações, pois isso é democracia. Agora, vamos com calma, de ambos os lados, favoráveis a Lula ou contra. Não façamos de nosso direito de expressão, um passo na contra-mão da democracia, da liberdade.

Como vimos ao longo do dia 04/03. data histórica, Rui Falcão, presidente do PT, convocou a militância para ficar em alerta, em vigília. aguardando o desenrolar dos fatos durante o depoimento de Lula. Já Lula, em seus dois discursos, reforçou isso, além de dizer que agora vai pra cima. Vai correr o Brasil, vai a luta.
Isso incendeia a militância petista, a qual conheço bem. São radicais, brigadores, verdadeiros fanáticos. E isso me assusta. Vamos sim pra rua, de ambos os lados, mas sem brigas, sem tumultos. De forma alguma devemos deixar a impressão de que está se perdendo a ordem nacional, já que isso chama a atenção de um grupo que, por enquanto, está só assistindo. Os militares podem aproveitar esse "gancho" e dizer: "O que? Estão abalando a ordem nacional? É nosso dever restabelecê-la!". Daí senhores, quem viveu ou quem pelo menos conhece a história, sabe que nenhum dos lados vai ganhar com isso. Na verdade só ganha com isso quem está mancomunado com a classe militar. E nós não podemos perder o direito democrático, exatamente no momento em que estamos tentando exercê-lo. Mas temos que fazer do jeito certo.

Grande abraço, meus caros camaradas e MUITA CALMA NESSA HORA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário