Meus caros camaradas, acho que o STF perdeu uma ótima oportunidade de prender o Lula. Nos últimos dias andei refletindo sobre a decisão do Ministro Gilmar Mendes e acabei chegando nessa conclusão.
Vejam bem, enquanto Lula estava sob a investigação de Sérgio Moro, juiz de 1ª instância, mesmo que recebesse um mandado de prisão, caberia a ele, Lula, inúmeros recursos nas várias instâncias que se seguem.
Ao impedir a nomeação de Lula como Ministro da Casa Civil, e devolver os processos referentes a ele ao juiz Moro, o STF, na figura de Gilmar Mendes, praticamente assumiu seu papel de morosidade, parcialidade política e acovardamento, conforme dito pelo Lula no famoso "grampo" do Moro. Não vamos esquecer que os Ministros do Supremo se disseram indignados com as declarações de Lula.
Mas vejam que se tivessem aceito a nomeação de Lula, os Ministros do Supremo, mesmo com o foro privilegiado, teriam uma boa chance de julgar de forma imparcial e condenar o recém nomeado Ministro da Casa Civil, caso se apresentassem as devidas evidências, em última instância. Isso significa que Lula iria direto para a cadeia! Assim como foram José Dirceu, Genoíno e outros figurões da política, no caso do "mensalão". Deu mole o Supremo!
Mas francamente, a postura de Gilmar Mendes não me engana. Ele sabe que no Supremo as coisas realmente não são tão imparciais quanto deveriam e isso é realmente preocupante. Ele mesmo não é imparcial, não tenho dúvidas. E mesmo com a atual solicitação para que Moro devolva os processos de Lula ao STF, mantendo ainda o impedimento a sua nomeação, reforço que o Supremo perdeu uma grande chance de fazer um "gol de placa", além de calar a boca de Lula e afirmar sua postura de corte realmente suprema e idônea.
Infelizmente todos esses ingredientes ajudam a compor um tenebroso quebra-cabeça, onde a sociedade brasileira ainda permanece deixada de lado, pois o jogo de interesses está enraizado em todos os níveis e nos três poderes!
Bom, temos a esperança que a coisa ande, mas reforço que a decisão de Gilmar Mendes, em minha opinião, essa realmente pegou muito mal para o STF.
Vamos aguardar agora os desdobramentos da lista da Odebrecht, que trouxe aí a tona nomes de aproximadamente duzentos políticos. E lá tem nomes para todos os gostos! Todos os partidos, inclusive a oposição entrou no fogo direto! Sem falar na enxurrada de nomes do PMDB, que segue em seu papel de parasita oportunista.
Meus caros camaradas, do jeito que a coisa vai, mais um pouco e vamos ter que fechar o Congresso!
Grande abraço e até a próxima, se Deus quiser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário